quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008


Acessando um site sobre tarot no começo de 2008 descobri que a carta que regeria esse ano era a que define minha alcunha. Esse era o Ano do Arcano 9. Para quem não sabe o Arcano 9 representa a inevitabilidade da passagem do tempo e a uma busca inalcançavel externa pelo ser virtuoso pleno. A primeira coisa que o arcano exige é humildade. A cor marrom de suas vestes é análoga à da terra. Simboliza entrega e retidão espiritual. A segunda coisa exigida é sabedoria. A luz emanante de sua lanterna é símbolo do esclarecimento interior, do saber profundo. Ele mantém a lanterna à frente, pois refere-se à prudência, o saber "onde se está pisando". É o saber à serviço da alma, o conhecer o caminho com parcimônia.

Até cheguei a pensar que esse ano poderia ser especial. Mas logo descartei essa possibilidade pois o tempo foi passando, como deveria, e nada de especial aconteceu. Mas eu estava errado. Esse realmente era me ano, eu apenas não tinha esperado o suficiente e assim como o velho da carta eu estava procurando aquilo faltava fora de mim. Mas a verdadeira felicidade só é encontrada quando olhamos dentro de nós mesmos e aceitamos quem somos.

No campo profissional foi um ano igual 2007. Trabalhei bastante em meu cargo público de bibliotecário. Implementei algumas idéias no local de trabalho. Tentei ser um chefe justo e administrei conflitos. Em relação a minha loja virtual de miniaturas houve uma pequena queda nas vendas, mas no geral foi excelente devido instabilidade de mercado de meu poduto principal.

Financeiramente / materialmente eu consegui terminar de pagar o empréstimo que fiz para comprar meu apartamento. Terminei de pagar minha TV LCD, comprei um super computador novo e mais um monte de quinquilharia que eu achava que me tornava feliz. Mas tudo isso se tornou cinza quando me deparei com coisas que não tem preço. E essa história que vale tomar a maior parte da retrospectiva.

Tudo começou quando eu reencointrei Itauã, um antigo cliente da minha falida loja, a Tiamat RPG, trabalhando na locadora do "Shopping" perto da minha casa (BIG hehehe). Perguntei se le estava jogando rpg ainda. Ele disse que sim. Fiquei louco de vontade de voltar a jogar. Mas era dificil pra mim ter que me convidar. Eu nunca tive que fazer isso em minha vida. Mesmo assim passei meu fone e msn e disse que quando formasse um grupo podia me chamar que eu gostaria de participar. Nesse ponto que tudo começou. Sem essa demonstração de humildade nada que tornou esse ano especial teria acontecido.

Algun meses depois ele me convidou para jogar em uma aventura que ele mestraria. No mesmo dia e horário eu tinha um encontro marcado com uma moça que eu tinha conhecido na faculdade. Mesmo assim eu dei um jeito de ir um pouco no local do jogo conhecer o pessoal. Assim eu conheci o Jake e o Tuan. Gostei do grupo e estava com vontade de dar bolo na menina. Mas não o fiz.

Na semana seguinte, sem moça alguma para me atrapalhar hahaaa, a aventura continuou e pude jogar com eles. Jogando eu consegui reencontrar a mim mesmo. Sem o rpg eu era incompleto e sem vida. Sem as amizades que eu só conseguia através dele eu era uma pessoa solitária demais. Era uma pessoa cuja a verdadeira personalidade era desconhecida. Logo, sem vínculos ou importância. Não é exagero afirmar que sem o rpg eu praticamente não existia. Ao fim da aventura decidiram que eu deveria mestrar e eu aceitei de bom grado pois tinha encontrado um novo grupo.

Nossos jogos se tornaram um hábito sagrado aos domingos e minha amizade com Itau e Tuan ficou mais forte. Eu tinha encontrado dois amigos e me reencontrado ao mesmo tempo. Esse era o começo do meu ano.

Com o tempo e o ano terminando as coisas foram tomando rumos mais imprevistos e maravilhosos. Recebi o perdão da pessoa que fui obcecado por 5 anos e me senti livre para recomeçar novamente. Sem culpa ou medo de não conseguir amar ninguem novamente. Ao poucos fui acertando minhas contas com meu passado e graças a isso hoje tenho um futuro brilhante ao lado da pessoa que mais me faz feliz. A pessoa que amo. Um amor maior doque aquele que me fez sofrer por tanto tempo. Um amor enorme, puro e que vale a pena conservar pelo resto de minha vida. Isso só foi possível graças a força da amizade que Tuan e Itau depositaram em mim, sem eles nada teria acontecido. Agradeço muito a vocés dois meu prezados amigos.

Esse definitivamente foi o ano do Arcano 9. Ainda sim consigo prever que o próximo também será inesquecível. Afinal... ele é dois mil e "9". Pode vir 2009! Estou te esperando de braços abertos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Outra peculariedade da carta do Arcano 9, são seus cães (lobos?) que o guiam pela escuridão.
Somos nós, seus amigos fiéis, que sem titubear lançam-se ao perigo para protege-lo e ajudá-lo.
Adriano... O ano por vir nos reserva muitas felicidades!
Huzzza!

Anônimo disse...

aeeeee

Cara sem palavras *o*

\o/

Amigos fieis? Sempre. o/