sexta-feira, 21 de novembro de 2008

GENESE DO UNIVERSO DE ARTUEN

e o conceito ENTAI







Nascimento

Em um tempo imemorial, dois universos, VIRTUE e AVITAE, tinham chegado ao máximo de suas evoluções. Seus povos tinham se tornado uma única energia cósmica de quase total sabedoria. Mas para ambos faltava a RESPOSTA, o motivo de suas existências. Seus níveis de evolução eram tão altos que um poder cósmico maior foi à presença de cada um deles e fez a PROPOSTA: “Vocês devem enviar, cada um, um exército constituído de almas ainda não nascidas e evoluídas para um mundo que criarei. Esse mundo se chamara Zênite. E nele seus exércitos combaterão cada qual lutando pela conquista de dez marcos de poder a serem definidos. O universo que tiver o exército que conseguir conquistar os dez marcos será vitorioso e receberá a resposta. E o universo derrotado deixará de existir.”

Os dois universos aceitaram a proposta e se uniram para criar o terceiro universo. Nesse novo universo, surgiram seres de alma primitiva que ainda não tinham alcançado tanta elevação quanto à de seus criadores. Da união de Virtue e Avitae nasce ARTUEN. Um universo novo que estava astronomicamente distante de chegar ao nível de evolução de Virtue e Avitae.
Milhares de anos após a sua criação, Artuen começa a evoluir e as primeiras formas de vida começam a surgir. Mesmo primitivas essas formas de vida tinham almas. E, ao morrerem, essas almas iam para Zênite onde se enfrentavam pelos marcos de poder até morrerem e reencarnarem em Artuen como um novo ser, mais evoluído ou não.

Com o tempo, as almas de Artuen foram avançando até o ponto do surgimento do primeiro ser racional, o ser humano, em um planeta, futuramente batizado por eles mesmos de Terra. Os humanos tinham almas perfeitas para a guerra que estava sendo travada em Zênite. Guerra esta que se estendia indefinidamente devido a um equilíbrio constante de forças. Basicamente, as almas puras e boas eram recrutadas para lutar ao lado de VIRTUE e as malévolas e negras serviam AVITAE.
Devido ao equilíbrio, ambas as dimensões esperavam que algo diferente acontecesse em Artuen e que esse algo fosse um diferencial que favorecesse um dos dois universos. O diferencial ocorre quando o primeiro ser humano relembra suas vidas passadas e do período em que lutou em Zênite por Virtue. Esse ser humano foi chamado de “Cristo”. O primeiro virtuoso queria acabar com a guerra de Virtue e Avitae. Para isso começou a espalhar paz e harmonia por onde passava para tentar purificar o maior número de almas possível e com isso fortalecer os exércitos de Virtue. Avitae, sentindo-se em desvantagem, encontra um entai recém iluminado chamado “Judas” e com ele consegue pôr um fim no profeta de Virtue. Mas Judas se arrepende de sua traição e se torna inútil para Avitae.
Ambos enxergaram que o diferencial era a influência que deveriam exercer sobre os seres humanos do universo de Artuen. Só que não podiam influenciar diretamente, pois as almas tinham o direito do livre arbítrio. Como saída, iam influenciando os entais para espalharem suas virtudes e corrupções pela Terra.
Esses entais não eram humanos comuns, pois ao relembrarem o tempo em que guerreavam em Zênite, automaticamente manifestavam os incríveis poderes de batalha que utilizavam na guerra. Esses poderes vêm de Virtue ou Avitae e se manifestam nesse universo através da Aura de cada um dos entais. A aparência de um entai é igual à de um ser humano comum (exceção para alguns corrompidos), exceto pelas asas de pássaro (Virtue) ou insetos e morcegos (Avitae) que podem brotar de suas costas assim que desejaram. Essas asas devem ter relação com a aparência dos povos antigos de Virtue e Avitae.
Antigamente, os entais eram chamados de anjos (servos de Virtue) ou demônios (servos de Avitae) e exerciam suas influências das mais variadas formas.
Mas o universo de Artuen tinha evoluído e já não era uma simples criancinha passiva aos caprichos de seus pais.
E, a partir do inconsciente de seu povo, cria uma entidade de imenso poder chamada CRENÇA e ela fez com as pessoas do planeta Terra deixassem de acreditar em “anjos” e “demônios”, fazendo com os humanos recuperassem o total livre arbítrio. E por um longo período, os seres humanos não mais se tornaram entais fazendo com que a guerra entre Virtue e Avitae voltasse a se equilibrar estaticamente.
Cem anos depois, a alma parecia ter evoluído um pouco mais.
Algumas pessoas, aquelas que experimentavam uma experiência à beira da morte, surtassem com entorpecentes, encontrassem a iluminação espiritual ou que sofressem de perturbações mentais graves se tornavam entais. Os primeiros entais foram os mais desamparados de todos, pois tiveram que entender, sem enlouquecer, todo o conhecimento que haviam obtido. Esses primeiros entais começaram a encontrar na Terra artefatos de imenso poder enviados por Virtue e Avitae para que a guerra continuasse aqui em Artuen. Antes de Crença perceber os planos de Virtue e Avitae, ambas conseguiram enviar, cada qual, dez mil artefatos que foram espalhados pela Terra à espera de futuros utilizadores. Quando Crença percebeu o que estava acontecendo, automaticamente, ela impediu que mais artefatos fossem mandados.
Um milênio se passou depois disso e estamos no século 21. Muitos entais surgiram conforme o crescimento global.
A guerra mais importante entre Virtue e Avitae está sendo travada aqui na Terra. Por entais solitários ou que pertencem a alguma seita. A resolução do conflito aqui definirá quem será o vencedor em Zênite. Hora a balança pende para um lado, hora pende para outro. Mas uma definição se aproxima...
As almas

As almas com o tempo evoluem. A alma de um ser humano normal é a mais comum e está em um patamar médio na evolução. Seres despertos como amalgamas e bestas mitológicas são mais evoluídas, tendo assim mais poderes nesse universo. Mas as criaturas despertas jamais se tornam entais, pois passar a acreditar em uma terceira realidade é algo muito pesado para suas mentes. Apenas almas humanas se tornam entais. Apesar do universo de Artuen possuir inúmeros sistemas planetários e vários deles possuírem seres vivos inteligentes, a Terra é o único planeta a possuir almas que tenham chegado ao nível entai.

Esses são os principais tipos de alma:

Primitiva: Alma de pouca evolução que dificilmente subirá de patamar.
Humana: Alma de evolução média, ou seria máxima?
Desperta: Alma mais evoluída que garantem capacidades sobre humanas a seus corpos físicos.
Entai: Alma cuja iluminação transcende os patamares possíveis. Apesar de um ser desperto as vezes parecer mais poderoso que um entai, apenas este possui consciência da realidade.
Cósmica: São almas responsáveis pela manutenção do universo. São filhas da
Primordial.
Primordial: A alma primordial é o conjunto de tudo que existe em um universo, só que ao surgir essa alma é apenas uma força inconsciente. Ao contrário de Avitae e Virtue, a Alma Primordial do universo de Artuen ainda é fragmentada e está muito longe de ganhar mente consciente. Com o passar dos séculos quando todo o povo de um universo se torna ciente de que todos são um. A evolução ocorre e todo universo fragmentado volta a se unir em uma única energia cósmica. E toda vida conhecida deixa de existir.

Os universos de Avitae e Virtue não são nada mais que dois colossais globos de energia de tamanho imensurável com poderes absolutos e mente própria. Essa mente
é alienígena demais para explicarmos, basta dizer que elas vivem em paz, porém, sentem falta da Resposta.


Os dez marcos

"A consciência é a estrutura das virtudes."
-- Bacon

Os marcos são locais de imenso poder em Zênite que podem variar desde uma simples clareira a uma montanha. Os marcos não têm nome próprio e são conhecidos pelas virtudes e corrupções que neles se concentram. Antes do surgimento dos seres humanos, no universo de Artuen, não existiam marcos a serem conquistados em Zênite. As forças animais de Virtue e Avitae apenas lutavam entre si visando diminuir o número de tropas do adversário para que quando os marcos surgissem uma vantagem existisse. Os marcos se formaram a partir do acúmulo de energias provenientes das dez virtudes e das dez corrupções. As virtudes são provenientes de Virtue e as Corrupções são provenientes de Avitae. Cada uma das dez virtudes tem uma corrupção contrária. E da união das virtudes e corrupções surgiram os dez marcos existentes. Amor e ódio formaram o primeiro marco, coragem e covardia o segundo e assim por diante.
Cada marco concentra as energias de uma virtude e de uma corrupção que podem estar ocultas ou em destaque. Se Virtue dominar um Marco, o destaque será a virtude e a oculta será a corrupção. No caso do domínio de Avitae basta inverter. A primeira será oculta e a segunda será destaque.
Esses são os Marcos, quanto as suas Virtudes e Corrupções:

1 Amor/Ódio
2 Coragem/Medo
3 Ordem/ Caos
4 Razão/Loucura
5 Conhecimento/Ignorância
6 Vitalidade/Doença
7 Paz/Guerra
8 Verdade/ Mentira
9 Alegria/Tristeza
10 Memória/Esquecimento


Virtudes e corrupções

Cada entai é influenciado diretamente por um dos dez marcos. E devido a essa influência eles possuem virtudes ou corrupções acentuadas.
Todos os entais são representantes da virtude ou corrupção que os influenciam. Alguém influenciado por uma virtude de Virtue terá mais preferência em seguir esse universo, caso queira entrar na guerra. Quando um entai entra em uma seita ele é marcado com duas tatuagens: um símbolo de Zênite no braço direito e o símbolo de sua virtude ou corrupção na nuca.
A primeira serve para lembrar que faça o que fizerem suas almas voltarão para os
campos de batalha de Zênite. A segunda para identificar a o marco que os influencia.
Como cada marco influência um entai é apresentado mais para frente.

Anatomia entai

Servos de Virtue: Basicamente humanos (ver as virtudes para mais detalhes), exceto pelas asas de pássaro (que brotam de sua costas) quando assim o desejam. Essas asas dão a eles a capacidade de voar. Em suas maioria, são bonitos e atraentes.

Servos de Avitae: Basicamente humanos (ver as virtudes para mais detalhes), exceto pelas asas de morcego, ou inseto, que brotam de sua costas quando assim o desejam. Essas asas dão a eles a capacidade de voar. Em sua maioria, se parecem com demônios extraídos de passagens bíblicas ou de mitologias antigas.


Psicologia entai

Tornar-se um entai é mais do que saber a verdade sobre a origem de nosso universo, é ter em mente as lembranças de vidas passadas.
Para muitos, as vidas passadas são como vagas lembranças e para outros são fortes e influentes chegando a, até mesmo, influenciar em suas atitudes no tempo presente.
A maioria não tem tempo para ficar dando importância para o que já passou quando, no tempo presente, um guerra está sendo travada.
Cada entai tem seu lado psicológico influenciado diretamente pela virtude/corrupção que representa. Para saber como cada virtude/corrupção afeta um entai veja nas “virtudes” e “corrupções”.

Interpretando um entai

A primeira coisa que um jogador deve ter em mente ao interpretar um entai é que ele sabe o que realmente está acontecendo e que esse conhecimento não lhe trará paz ou tranqüilidade. Um entai é um personagem trágico/dramático atormentado por ter que lutar por forças alienígenas aqui na Terra e em Zênite quando sua alma deixa seu corpo físico.
Deve se ter em mente que o entai é um indivíduo à beira da loucura por saber que toda a humanidade serve apenas aos propósitos egoístas de Virtue e Avitae.
Isso já enlouqueceu muitos humanos que, devido a isso, não se tornaram Entais. Ou até mesmo Entais que acabaram enlouquecendo e tiveram de ser mortos por seus próprios companheiros de falange.
O jogador pode escolher qualquer Concepção, Personalidade ou Filosofia para seu entai, mas uma coisa deve ser comum a todos, a disponibilidade para adentrar em batalhas. Antes de mais nada, os entais são guerreiros e, como tal, devem passar suas existências ora influenciando pessoas, ora combatendo servos do universo oposto.
Cada entai é a representação física de sua virtude e, portanto, os jogadores devem interpretar a virtude do entai às portas de um ataque de loucura. Se a virtude de seu entai for a “coragem”, pule do prédio mais alto com uma asa ferida segurando um companheiro às portas de Zênite, para salvá-lo de um ataque de malditos. Enfim, seja extremo em suas interpretações tomando um certo cuidado para não entrar em conflito com o instinto de auto-preservação do entai.

Falanges

Uma falange é um grupo de entais que se une para proteção mutua. É uma boa idéia se os personagens dos jogadores já se conhecerem e formarem uma falange.
Além da proteção mutua as falanges podem ter outros objetivos como, por exemplo, o de eliminarem Malditos de Zênite.
Um entai normalmente anda em uma falange para que quando, eventualmente, for atacado por outra falange, tenha uma certa chance de se defender.
Uma falange tem, em média, 5 a 10 entais. Formações maiores só acontecem com as Seitas.
Além dos benefícios de sobrevivência os entais se sentem bem na presença de iguais. Afinal seres humanos não conseguem compreende-los por terem a alma primitiva.

O mundo místico

O mundo de Entai é um pouco diferente do mundo que conhecemos. É um mundo recheado de misticismo com pessoas mais supersticiosas e duvidosas. Apesar da existência dos entais ser desacreditada pelos mundanos, sempre existiram aquelas pessoas que estavam no lugar errado na hora errada.
Presenciando algo que não deveria ser visto. Essas pessoas enlouquecem ou acabam formando cultos de adoração ou caça de entais.
A religião é mais forte do que atualmente. Sendo a maioria da população arrebanhada por algum pastor ou grande culto. Poucos são aqueles que dizem não crer em nada.
Nesse mundo existem muitas criaturas sobrenaturais além dos entais e Malditos de Zênite.
Essas criaturas serão descritas em suplementos futuros, assim como os outros
mundos evoluídos do universo de Artuen.
Um Mestre de Entai tem liberdade total para ambientar sua aventura em qualquer período histórico. Claro que quanto mais antigo for o período histórico, maior será a crença das pessoas em coisas sobrenaturais, como os entais.

Mais afinal, porque os mundanos ignoram a presença dos entais?

Primeiro, os entais não costumam se exibir em público por temerem que outros entais ou criaturas sobrenaturais aproveitem para caça-los. Os Andarilhos são um bom exemplo de criatura a ser temida por entais...
Atualmente no século 21 sempre que um fato sobrenatural ocorre, graças a Crença, as pessoas tendem a enlouquecer.
Mundanos com Determinação maior ou igual a 8 irão suportar a visão do sobrenatural sem perder a sanidade. Mas quem acreditaria em alguém que diz ter visto uma pessoa sair voando com asas de anjo brotadas de suas costas?
Claro que um entai pode abrir suas asas no meio de uma avenida supermovimentada
e muitas seriam sua testemunhas. As que não estavam presentes diriam que foi fruto de uma alucinação coletiva. As presentes podem ter as mais variadas reações. Como a fuga, fascínio, adoração (no caso de religiosos) ou curiosidade. Meios eletrônicos de captura de imagem (câmeras fotográficas, filmadoras, etc.)
Conseguem detectar coisas sobrenaturais, mas mundanos enxergaram a reprodução como um borrão preto. Sim, não dá para um entai de asas abertas ser fotografado e ter sua foto na primeira página de um jornal marrom.
Os Artefatos são vistos normalmente pelos mundanos. Criaturas Artefato são vistas como o animal que se assemelhem. Titans são completamente ignorados. É difícil demais para uma mente mundana conceber algo tão alienígena.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu queria jogar Entai sabe, mas nãããão, eu não tenho moral naquele grupo.
Ehehe